A instalação de novos abrigos para passageiros do transporte coletivo de Chapecó inicia em novembro. De acordo com a gerente de Transporte e Terminais da Diretoria de Segurança Pública, Maria Regina Thomas, a licitação foi concluída, a empresa vencedora da licitação está definida, que é a Paloma Construções Eirelli. A ordem de serviço deve ser dada na próxima semana, para início da instalação na primeira quinzena de novembro.
Foram licitados 156 abrigos para o município de Chapecó, sendo que serão de quatro modelos diferentes. Os abrigos pequenos terão três bancos e os abrigos médios cinco bancos para os passageiros. Já os abrigos modelo grande possuem doze espaços para banco e o grande duplo abrigará 22 passageiros sentados, todos com espaço para cadeirantes, ou seja, com acessibilidade.
Foram licitados:
- Abrigos pequenos: 115
- Abrigos médios: 26
- Abrigos grandes: 8
- Abrigos grandes duplo: 7
O prazo pra conclusão da instalação dos abrigos é de 12 meses e se houver necessidade poderão ainda ser instalados mais 25% do total de abrigos licitados.
De acordo com Regina, o processo acabou demorando pois a instalação de abrigos da administração anterior, relativos à concessão do transporte coletivo, foi judicializada. Após o aval do Ministério Público e elaboração de projeto pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, foi lançada uma nova licitação, para atender a crescente demanda da cidade.
O diretor de Segurança Pública, Clóvis Ari Leuze, destacou que além dos pontos de ônibus na área urbana, foram instalados 40 abrigos no interior do município.