Bicicletário sustentável e inovador em Rio do Sul

387
Publicidade

Um novo bicicletário sustentável está prestes a ser inaugurado no Centro de Inovação Norberto Frahm, em Rio do Sul, graças ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O projeto, parte do programa de mobilidade elétrica, é liderado pela professora Lilian Borges da Unidavi e visa testar soluções inovadoras para promover cidades inteligentes.

Este projeto, conhecido como Living Lab Alto Vale, se destaca por sua abordagem multifacetada.

Publicidade

Além de abrigar bicicletas elétricas disponíveis para uso a partir de 17 de agosto, o bicicletário vai conduzir testes com materiais alternativos, explorar tecnologias de abastecimento de energia para dispositivos USB e investigar formas de otimizar a eficiência de baterias e placas fotovoltaicas.

Esse empreendimento faz parte de uma iniciativa maior da Fapesc, que financia projetos inovadores focados na mobilidade elétrica e no desenvolvimento urbano inteligente, estabelecendo o conceito de “living labs”.

Estes laboratórios vivos não só geram avanços tecnológicos, mas também disseminam informações sobre a mobilidade elétrica, construindo infraestrutura de apoio à mobilidade urbana sustentável e promovendo soluções energeticamente mais limpas e renováveis.

O programa visa impulsionar a adoção de veículos elétricos em diferentes modalidades de transporte, contribuindo para a redução das emissões de CO2 e proporcionando uma nova oportunidade econômica para Santa Catarina, enquanto trabalha para um desenvolvimento sustentável.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui