A partir do próximo quarta-feira, dia 1º de julho de 2020, a concessionária Arteris Litoral Sul inicia uma nova etapa nas obras de reforma e ampliação da ponte sobre o Rio Itapocu – na altura do quilômetro 80,1 da pista norte da BR-101 – na divisa entre Araquari e Barra Velha.
Os trabalhos com intervenção estrutural e necessidade de desvio no trânsito devem se estender até dezembro – quando a ponte já ampliada passa a contar com acostamento.
A concessionária já trabalha na reforma desta ponte desde 2019. Nesse período, já realizou a implantação dos novos e pilares e blocos no leito do rio – preparando a estrutura para receber a nova viga longarina – que dará suporte à ampliação da largura da ponte em 3,7 metros. Agora, chegou o momento de avançar com os trabalhos de intervenção estrutural.
Nesta nova etapa, serão realizadas atividades para remoção do pavimento e laje, reforço estrutural, lançamento de viga longarina, ampliação e recomposição da laje, recomposição de pavimento e implantação de sinalização.
No total, são aproximadamente 80 trabalhadores atuando na obra – todos seguindo protocolo de prevenção à Covid-19, com uso de equipamentos de proteção, e reforço nas instruções de higiene e segurança nas áreas de convivência.
Desvio de tráfego
As características desta nova etapa das obras – com remoção da camada do pavimento – exigem que seja implantado um desvio de trânsito no local, com impacto em ambos os sentidos da rodovia, mantendo duas faixas de rolamento para cada sentido – mas com velocidade limitada a 60 km/h. O desvio irá operar entre os quilômetros 79 e 81.
No sentido Sul, o fluxo deve seguir pela faixa da direita e acostamento – convertido em faixa de rolamento. No sentido Norte, o fluxo da faixa da direita permanece liberado – enquanto que o da faixa da esquerda será desviado para pista oposta – sinalizada para operar com fluxo no sentido norte.
Impacto no trânsito local
A implantação do desvio no eixo principal da rodovia também exige o bloqueio momentâneo do retorno em nível do quilômetro 79,8. Por conta disso, há um impacto direto no deslocamento das comunidades de Morro Grande e Barra do Itapocu em Araquari – pois durante as obras os motoristas terão de fazer o retorno, após a praça de pedágio – no quilômetro 74,3.
Dessa forma, estes moradores serão cadastrados junto ao município – que irá enviar os dados para concessionária isentar temporariamente a cobrança da tarifa desses motoristas.
O bloqueio do retorno também gera restrição para quem transita no sentido Norte com demanda de acesso para o bairro Escalvado de Barra Velha. A alternativa durante as obras é acessar a saída do quilômetro 83 – com trânsito pelo viaduto do quilômetro 82,8 (Sertãozinho) e ruas do interior do município. Após o término desta etapa da obra, o retorno volta a ser liberado normalmente para o trânsito.
Por motivo de segurança, não será permitida circulação de pedestres e ciclistas no trecho do desvio. A concessionária, no entanto, irá disponibilizar um veículo de apoio no local – que terá circulação itinerante, providenciando o deslocamento em segurança dos moradores que precisarem fazer a travessia do desvio.
Veja aqui o mapa de sinalização.
Obras de reforma e ampliação
A reforma e ampliação de estruturas construídas originalmente em época anterior a duplicação da BR-101 é uma atribuição do contrato de concessão. Atualmente, a concessionária executa obras similares na região de Joinville – com reforma de duas pontes e um viaduto.
Com o início desta nova frente de serviço, serão cerca de 230 trabalhadores atuando simultaneamente – com investimento total de aproximadamente R$ 27 milhões nas quatro obras de melhoria para do trânsito e segurança viária.
Desde 2008, a concessionária já reformou 36 pontes no trecho concedido – entre as capitais Curitiba e Florianópolis.