Arteris Litoral Sul inicia nova etapa de obras para reforma de pontes da BR-101 na região de Joinville

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Obras, com necessidade de desvio, ocorrem simultaneamente nas duas pontes e devem ser concluídas em setembro (Foto: Arteris Litoral Sul)
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A partir desta sexta-feira, dia 15 de maio, a concessionária Arteris Litoral Sul dará início a uma nova etapa das obras de reforma e ampliação das pontes sobre os rios Pirabeirabinha (quilômetro 20,3) e Pirabeiraba (quilômetro 20,6) na pista sul da BR-101, no sentido Porto Alegre.

Os trabalhos devem se concentrar agora na estrutura sobre a pista, com implantação de desvio de tráfego em ambos os sentidos – mantendo duas faixas de rolamento para cada sentido, mas com velocidade máxima de 60 km/h.

As obras de reforma e ampliação de pontes construídas, originalmente, em época anterior a duplicação da rodovia BR-101 integram o contrato de concessão da Arteris Litoral Sul.

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Após o término dos trabalhos, previsto para setembro, as duas pontes reformadas passam a contar com acostamento – além do passeio para pedestres e ciclistas – já em uso. O investimento total da concessionária nas duas obras é de R$ 19 milhões.

A retomada das obras de construção civil foi autorizada em Santa Catarina no dia 1º de abril, conforme portaria 214. A concessionária toma todos os cuidados de prevenção ao coronavírus, com afastamento de profissionais em grupo de risco, uso de máscaras – além de reforço nas instruções de higiene e segurança nas áreas de convivência.

Os trabalhos serão realizados simultaneamente nas duas pontes e envolvem as atividades de remoção do pavimento, reforço estrutural com ampliação do tabuleiro em aproximadamente três metros, reconstrução da laje, recomposição do pavimento e da sinalização. As características da obra exigem a necessidade de desvio de tráfego no local.

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Mapa de sinalização viária com operação do desvio de tráfego para sequência das obras
Desvio de tráfego com duas faixas de rolamento para cada sentido

O desvio projetado para permitir a sequência das obras foi planejado mantendo duas faixas para cada sentido – minimizando a interferência sobre o trânsito – e será implantado num trecho de 900 metros, entre o quilômetro 20,1 e o quilômetro 21. Nesse segmento, o trânsito no sentido norte (sentido Curitiba) passa a operar pela faixa da direita e acostamento (convertido em faixa de rolamento).

Já no sentido sul (sentido Porto Alegre), o fluxo da faixa da esquerda será desviado com sinalização para a pista oposta, enquanto que o fluxo da faixa da direita permanece liberado. A velocidade máxima permitida em ambos os sentidos neste local passa a ser de 60 km/h.

Os trabalhos para implantação do desvio já estão em andamento e devem ser concluídos até sexta-feira, dia 15 de maio. Nesse segmento, pedestres e ciclistas devem se locomover exclusivamente pelo acostamento da pista sul – com uso das passarelas das pontes já liberadas para utilização e com opção de travessia pela passagem inferior do quilômetro 20,9.

Acesso local restrito

Em virtude da implantação do desvio – o acesso em frente à empresa Krona Tubos e Conexões no quilômetro 21,2 da pista norte (sentido Curitiba) foi bloqueado – e deve permanecer dessa forma até setembro.

Assim, a alternativa indicada para acesso à empresa e comunidade local, no sentido norte, é utilizar o acesso da rodovia localizado no quilômetro 23,1, prosseguindo pelas ruas Bernardo Schneider, Quinze de Outubro e Ricardo Piske.

Para quem está na empresa ou comunidade e precisa acessar a rodovia, a alternativa indicada para sentido Curitiba, é o trânsito pelas ruas Ricardo Piske, Quinze de Outubro e Estrada Três Barras até o acesso do quilômetro 19,8. No sentido Joinville, o motorista deve seguir pelas ruas Ricardo Piske e Quinze de Outubro até o acesso do quilômetro 24,8 (Posto Rudnick).

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