Arteris Litoral Sul inicia nova etapa de obras para reforma de pontes da BR-101 na região de Joinville

A partir desta sexta-feira, dia 15 de maio, a concessionária Arteris Litoral Sul dará início a uma nova etapa das obras de reforma e ampliação das pontes sobre os rios Pirabeirabinha (quilômetro 20,3) e Pirabeiraba (quilômetro 20,6) na pista sul da BR-101, no sentido Porto Alegre.

Os trabalhos devem se concentrar agora na estrutura sobre a pista, com implantação de desvio de tráfego em ambos os sentidos – mantendo duas faixas de rolamento para cada sentido, mas com velocidade máxima de 60 km/h.

As obras de reforma e ampliação de pontes construídas, originalmente, em época anterior a duplicação da rodovia BR-101 integram o contrato de concessão da Arteris Litoral Sul.

Após o término dos trabalhos, previsto para setembro, as duas pontes reformadas passam a contar com acostamento – além do passeio para pedestres e ciclistas – já em uso. O investimento total da concessionária nas duas obras é de R$ 19 milhões.

A retomada das obras de construção civil foi autorizada em Santa Catarina no dia 1º de abril, conforme portaria 214. A concessionária toma todos os cuidados de prevenção ao coronavírus, com afastamento de profissionais em grupo de risco, uso de máscaras – além de reforço nas instruções de higiene e segurança nas áreas de convivência.

Os trabalhos serão realizados simultaneamente nas duas pontes e envolvem as atividades de remoção do pavimento, reforço estrutural com ampliação do tabuleiro em aproximadamente três metros, reconstrução da laje, recomposição do pavimento e da sinalização. As características da obra exigem a necessidade de desvio de tráfego no local.

Obras Ponte Desenho
Mapa de sinalização viária com operação do desvio de tráfego para sequência das obras
Desvio de tráfego com duas faixas de rolamento para cada sentido

O desvio projetado para permitir a sequência das obras foi planejado mantendo duas faixas para cada sentido – minimizando a interferência sobre o trânsito – e será implantado num trecho de 900 metros, entre o quilômetro 20,1 e o quilômetro 21. Nesse segmento, o trânsito no sentido norte (sentido Curitiba) passa a operar pela faixa da direita e acostamento (convertido em faixa de rolamento).

Já no sentido sul (sentido Porto Alegre), o fluxo da faixa da esquerda será desviado com sinalização para a pista oposta, enquanto que o fluxo da faixa da direita permanece liberado. A velocidade máxima permitida em ambos os sentidos neste local passa a ser de 60 km/h.

Os trabalhos para implantação do desvio já estão em andamento e devem ser concluídos até sexta-feira, dia 15 de maio. Nesse segmento, pedestres e ciclistas devem se locomover exclusivamente pelo acostamento da pista sul – com uso das passarelas das pontes já liberadas para utilização e com opção de travessia pela passagem inferior do quilômetro 20,9.

Acesso local restrito

Em virtude da implantação do desvio – o acesso em frente à empresa Krona Tubos e Conexões no quilômetro 21,2 da pista norte (sentido Curitiba) foi bloqueado – e deve permanecer dessa forma até setembro.

Assim, a alternativa indicada para acesso à empresa e comunidade local, no sentido norte, é utilizar o acesso da rodovia localizado no quilômetro 23,1, prosseguindo pelas ruas Bernardo Schneider, Quinze de Outubro e Ricardo Piske.

Para quem está na empresa ou comunidade e precisa acessar a rodovia, a alternativa indicada para sentido Curitiba, é o trânsito pelas ruas Ricardo Piske, Quinze de Outubro e Estrada Três Barras até o acesso do quilômetro 19,8. No sentido Joinville, o motorista deve seguir pelas ruas Ricardo Piske e Quinze de Outubro até o acesso do quilômetro 24,8 (Posto Rudnick).

Mobilidade Floripa

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