Aeroporto de Jaguaruna cresce em movimento de passageiros em 2023

175
Foto: Júlio Cavalheiro/Arquivo/Secom
Publicidade

O movimento de passageiros no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, cresceu durante o ano de 2023. Foram registrados 133.489 passageiros, uma alta de 8,48% em relação ao ano de 2022. Na média foram 11.124 passageiros por mês. Os dados foram divulgados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF).

“Esta alta reflete o aumento de voos que tivemos ao longo do ano com a operação da VoePass e os voos para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Tivemos meses em que o usuário tinha quatro opções de voos diários para três aeroportos diferentes e isso revela o potencial que o Aeroporto de Jaguaruna tem para crescer e contribuir com o desenvolvimento do Sul do Estado”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.

Durante o ano de 2023, foram registrados quatros meses com movimentação superior a 14 mil passageiros por mês. O pico foi no mês de setembro com 14.628 usuários entre chegadas e partidas. O desempenho geral foi o segundo melhor em nove anos de funcionamento do Aeroporto, só ficando abaixo de 2017 quando foram registrados 143.407 mil passageiros.

Publicidade

PPP do Aeroporto

Aeroporto de Jaguaruna é administrado pelo Governo de SC, mas passa por um processo de Parceria Público-Privada. Conforme o edital, lançado no início do mês de novembro de 2023 pelo governador Jorginho Mello, os investimentos previstos são de R$ 60 milhões e incluem o alargamento da pista e a ampliação do terminal de passageiros já nos três primeiros anos, além de manutenções que contam como investimento e reinvestimento durante o período do contrato. O investimento máximo do Estado na PPP será de cerca de R$ 33 milhões.

As propostas dos investidores interessados poderão ser entregues até 1º de fevereiro e os envelopes serão abertos no dia 7 de fevereiro na B3, em São Paulo.

Correia Pinto

O outro aeroporto administrado pelo governo do Estado, o Ricardo Sell Wagner Aeroporto da Serra Catarinense – Correia Pinto, praticamente manteve em 2023 o mesmo número de passageiros de 2022. Foram registrados 25.085, dez a menos que no ano anterior. Com um voo diário, o mês mais movimentado foi julho com 2.616 passageiros.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui