Na madrugada desta quinta-feira, dia 6 de junho, foi finalizada a operação de transferência de carga da ponte Hercílio Luz. Com condições climáticas favoráveis, a equipe conseguiu adiantar o trabalho previsto inicialmente para levar quatro etapas e concluí-lo em apenas três noites. A atividade se encerrou por volta das 2h30.
Agora, 80% do peso da ponte, cerca de 1,7 mil toneladas, voltou a ser sustentado pela própria estrutura pênsil. O trabalho de restauração ao longo de mais de um ano incluiu a substituição dos 28 cabos pendurais e 360 barras de olhal que mantêm a ponte elevada.
Desde 2017, quando ocorreu a primeira transferência de carga, a ponte Hercílio Luz foi elevada em cerca de 1,80 metros e o peso ficou apoiado sobre as estruturas provisórias.
Próximas etapas
Dando continuidade ao cronograma das obras, será iniciada a desmontagem da estrutura provisória superior e, assim, o cartão-postal voltará a ter a configuração original.
Com a retirada da estrutura provisória superior, também será possível avançar na colocação do piso da pista do vão central e dar continuidade à construção das passarelas de pedestres e ciclistas.
A última etapa de transferência de carga, dos 20% que seguem sustentados pela estrutura provisória, está prevista para setembro, quando as obras entram na fase final.