Uma reunião realizada nesta quarta-feira, 29 de maio, no escritório da empresa Teixeira Duarte, definiu as datas da próxima transferência de carga da ponte Hercílio Luz. A operação será realizada a partir de segunda-feira, dia 3 de junho, com início às 22h.
O trabalho ocorrerá ao longo de quatro noites consecutivas, caso haja condições meteorológicas favoráveis. Ao fim do processo, 80% do peso da ponte voltará a ser sustentado pela própria estrutura.
Trata-se de um dos momentos mais importantes durante o trabalho de recuperação da ponte Hercílio Luz. Com a operação, a maior parte da ponte deixa de ser sustentada nas estruturas provisórias.
“Será o coroamento de meses de cálculos e planejamento técnico para que efetivamente a ponte possa estar funcionando da forma como ela foi projetada. Por enquanto, temos uma ponte apoiada sobre uma espécie de cavalete. A partir dessa transferência de carga, que ainda não é de 100%, ela volta a ficar apoiada sobre a estrutura normal de estaiamento”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler.
De acordo com ele, a mudança na posição da ponte será imperceptível, uma vez que a troca de sustentação implica na movimentação de milímetros.
Ao contrário da primeira transferência de carga, ocorrida no ano de 2017, desta vez não haverá interrupções no trânsito. Apenas o canal marítimo abaixo da ponte será fechado durante a operação, que tem um plano de contingência já alinhado com a Defesa Civil e demais órgãos de segurança.
“Já entramos em contato com a Marinha, que estará nos apoiando no controle do tráfego marítimo. O grau de segurança dessa operação é muito alto, o risco de qualquer incidente é mínimo, porque conhecemos bem a estrutura da ponte”, complementou o secretário.