Integração do transporte coletivo metropolitano da Grande Florianópolis é discutida

Grande Florianópolis Reunião do Transporte Coletivo

A implantação do sistema integrado de ônibus da Grande Florianópolis voltou a ser discutido pelo Governo do Estado de Santa Catarina e prefeituras municipais nesta segunda-feira, dia 27 de maio.

O governador Carlos Moisés, o secretário da Casa Civil, Douglas Borba, e a equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis se reuniram com os prefeitos da Região Metropolitana na Casa d’Agronômica a fim de agilizar os trâmites legais que viabilizam a integração do transporte coletivo.

Os prefeitos concordaram em enviar o mais breve possível para as câmaras de vereadores o projeto de lei que delega ao Estado de Santa Catarina a competência sobre as linhas.

“Todos temos interesse que o projeto de integração dos ônibus evolua. O Estado de Santa Catarina já sinalizou que quer a melhoria do serviço colocando a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis à disposição. Agora, precisamos que o projeto caminhe mais rápido nos municípios para darmos uma resposta adequada aos usuários de ônibus”, afirmou o governador.

Segundo o secretário Douglas Borba, a minuta do projeto de lei que deve ser encaminhado para as câmaras de vereadores foi entregue aos prefeitos em fevereiro. Nos últimos meses, os municípios criaram um grupo técnico para analisar o documento e realizaram encontros com a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. “É importante que todas as prefeituras enviem os projetos para aprovação no legislativo municipal nesta semana”, reforçou.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, afirmou que, apesar de a capital catarinense ser a única das cidades a ter um contrato de transporte coletivo em andamento, iria encaminhar ainda nesta segunda-feira o projeto de lei para a Câmara de Vereadores em regime de urgência.

Reunião com o governador
Foto: Mauren Rigo/Casa Civil

O superintendente em exercício da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Matheus Hoffmann, explicou que independentemente do tempo necessário para aprovação do projeto de lei, a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis segue com os trabalhos de detalhamento da operação e das linhas em parceria com o Observatório de Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina e com a agência alemã GIZ.

A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis ainda elabora o termo de referência do processo licitatório.

Na reunião, também estiveram presentes os prefeitos de Biguaçu, Ramon Wollinger; de Águas Mornas, Pedro Paulo Medeiros (prefeito interino); de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin; e o procurador-geral do município de São José, Rodrigo Machado, além da consultora jurídica da Casa Civil, Giglione Zanela Maia, e arquiteta da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Luana Schmitt Montero.

Rede Integrada de Transporte Coletivo

A integração das linhas municipais da região continental da Grande Florianópolis com as intermunicipais trará uma série de benefícios aos passageiros, incluindo a possibilidade de deslocamentos diretos na região continental sem necessidade de entrar em Florianópolis. “Com a rede integrada, os usuários contarão com tarifa justa, transporte de qualidade e menor tempo de trajeto”, afirmou o secretário, Douglas Borba.

Todas as prefeituras municipais também poderão trabalhar em conjunto no planejamento do sistema de transporte coletivo, gestão, operação e fiscalização do serviço. O projeto da rede integrada foi elaborado pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina e técnicos das prefeituras municipais envolvidas.

Informações úteis

– Para fazer a consulta dos horários das linhas de ônibus municipais (Alimentadoras, Executivo, Inter-Regional e Inter-Terminal), acesse o site do Consórcio Fênix.

– Para acompanhar onde o ônibus está em tempo real, baixe o aplicativo Floripa no Ponto, disponível para Android e iOS.

– Para consultar os horários das linhas intermunicipais, acesse o site das empresas BiguaçuJoturEstrela e Imperatriz.

– Para informações do Passe Rápido, clique aqui. Para informações do Fácil, clique aqui.

You Might Also Like

One Reply to “Integração do transporte coletivo metropolitano da Grande Florianópolis é discutida”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.