Câmara de Itajaí cria comissão para estudar tarifa gratuita nos ônibus municipais

A Câmara de Itajaí, uma cidade catarinense com quase 290 mil habitantes, aprova a criação de uma Comissão Especial. O objetivo é estudar a implantação da tarifa gratuita no transporte público municipal. Em sessão realizada no dia 12 de junho de 2025, os vereadores discutiram o Projeto de Resolução nº 4/2025, que recebeu 14 votos favoráveis. Este projeto, de autoria da Mesa Diretora, visa definir uma comissão composta por seis vereadores. Eles terão 60 dias para avaliar as possibilidades dessa medida, com chance de prorrogar esse prazo por mais 60 dias.

A principal função da Comissão Parlamentar Especial (CPE) é analisar a viabilidade da gratuidade da tarifa e propor ações que melhorem a mobilidade urbana em Itajaí. O transporte público gratuito pretende atender ao direito de todos os munícipes, além de contribuir para um sistema viário mais eficiente. A justificativa para a proposta destaca a complexidade e a importância social dessa iniciativa.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Floripa no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Após concluir os estudos, a Comissão deverá apresentar um relatório final à Mesa Diretora. Com isso, o projeto poderá ser promulgado pelo presidente da Câmara de Itajaí. Ao envolver a população e a gestão pública, essa proposta busca um transporte mais acessível e justo para todos os cidadãos, refletindo um avanço significativo na melhoria da mobilidade urbana.

    Itajaí se destaca na busca pela inovação no transporte público, visando assegurar que as políticas de mobilidade atendam às necessidades da comunidade. Medidas como a tarifa gratuita podem impulsionar o uso de ônibus e fomentar um ambiente urbano que prioriza a acessibilidade e a sustentabilidade. Com o projeto em andamento e a criação da comissão, a cidade se mostra comprometida em implementar soluções que busquem um transporte mais efetivo e socialmente justo para todos.

    Deixe um comentário

    Sair da versão mobile