Foram assinadas, nesta quarta-feira (9/3), duas importantes ordens de serviço para o sistema de transporte aquaviário no Norte de Santa Catarina. Um autoriza o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental EVTEA da travessia entre Joinville e São Francisco do Sul e outro dá início ao restabelecimento da sinalização da Hidrovia Kurt Gern, Baía de São Francisco.
A travessia entre São Francisco do Sul e Joinville é operada por uma empresa particular sob autorização emitida na década de 1980, pelo extinto DETER.
“Queremos otimizar a prestação desse serviço, inclusive com a construção de terminais de passageiros”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, tenente-coronel Thiago Vieira.
A ideia é estudar a operação para avaliar se é passível de concessão e em que condições. Isso será possível por meio de levantamentos de dados como número de usuários, frota, possíveis novos e melhores traçados, menor impacto ambiental, valores de tarifas para serem praticados, segurança, conciliando, ainda, a questão do uso turístico da ferramenta.
A análise tem prazo de 150 dias para ser realizada pela empresa que venceu a licitação, MTCN Consultoria. O material servirá de base para a elaboração do edital para a concessão do serviço.
Sinalização náutica
Já o restabelecimento da sinalização náutica da Hidrovia Kurt Gern, Baía de São Francisco, deve ser iniciada nos próximos dias. Serão instaladas bóias e luzes novas na hidrovia, com o objetivo de tornar mais segura a navegação de barcos de pesca, embarcações turísticas e de passageiros que trafegam no local, que tem solo rochoso e bancos de areia.
O prazo para a execução do serviço é de dois meses e o valor do investimento é de R$ 300 mil.