Edital do estacionamento rotativo de Florianópolis é publicado

Um sistema mais moderno, tecnológico e adequado à realidade da capital catarinense. É o que prevê o edital referente à gestão do estacionamento público rotativo de Florianópolis publicado nesta segunda-feira, dia 21 de outubro.

A modalidade será a de concorrência tipo menor preço global. A adoção de um sistema informatizado vai proporcionar à Prefeitura de Florianópolis, o controle efetivo da arrecadação que, apoiado necessariamente em avançadas tecnologias, permitirá o efetivo controle de utilização e a gestão financeira ao mesmo tempo em que habilitará a cidade para a aquisição de dados de planejamento a longo prazo, da solução de mobilidade e planejamento urbano.

A operação do sistema, conforme previsto no termo de referência, vai contar com software de gestão e integração; mão de obra para manutenção dos serviços e orientação ao usuário final com orientadores, supervisores e condutores dos veículos de fiscalização; estação de trabalho; implementação e manutenção das vagas; software emissor e talões eletrônico para emissão de autos de infração pelos agentes de trânsito; sensores de presença veicular; entre outros.

O usuário poderá adquirir créditos através de diversas plataformas de pagamento, podendo ser parquímetros ou pontos de vendas fixos; aplicativo para celular; website para usuário final, smartcards e, de maneira secundária, por meio de orientadores.

Todas as plataformas, além de receber pagamentos, serão meios integrados de aquisição, transferência e recepção de dados.

A utilização de sensoriamento, que já é realidade em diversas cidades do Brasil, também será implantado na capital catarinense e vai auxiliar no processo de fiscalização intensiva e de identificação em tempo real do estacionamento dos veículos. O registro exato do horário de estacionamento vai proporcionar ao usuário e à fiscalização o efetivo controle do ato de estacionar.

Ao facilitar a verificação em tempo real de áreas disponíveis para estacionamento, o sistema será um aliado das operações de trânsito e fonte de informação ao usuário. Isso trará facilidade e reduzirá o tempo de procura, já que dará suporte na busca por vagas de acordo com a probabilidade baseada em cada quarteirão.

A rápida localização de uma vaga pode levar à redução de congestionamentos e, consequentemente, à redução do uso de combustíveis, o que consequentemente, reduz também a emissão de poluentes.

A utilização de sensores de presença de veículos também permitirá a alimentação da base de dados em tempo real para alertar ao usuário sobre a utilização da vaga, ao mesmo tempo em que oferta subsídios para uma ação efetiva de fiscalização do uso da vaga pública e, se for de interesse, espaços operacionais como vagas rápidas e áreas de carga e descarga por meio de indicadores de status e emissão de avisos de inconformidades e, por consequência, eventual auto de infração.

Com o novo sistema, mais moderno e tecnológico, a administração pública municipal pretende obter rigoroso controle da arrecadação, gerar dados de forma ágil e confiável, possibilitando a publicidade das informações do sistema; oferecer dados de utilização com acesso público permitindo o desenvolvimento de análises, pesquisas e aplicações; utilizar dados espaciais e econômicos gerados pelo sistema no apoio ao planejamento urbano e de mobilidade e o monitoramento de indicadores; beneficiar o usuário do estacionamento rotativo com comodidade e conveniência no que tange à aquisição, forma de pagamento e gestão de créditos e de tempo de estacionamento; possibilitar o autoatendimento mediante diversas plataformas; proporcionar mais eficiência para a fiscalização, coibindo o uso irregular das vagas e assegurando a disciplina no estacionamento rotativo, entre outros.

A abertura dos envelopes será realizada no dia 22 de novembro, na Diretoria do Sistema de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração.

Mobilidade Floripa

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