Sinais sonoros facilitam a travessia de deficientes visuais nas ruas de Florianópolis

Diversos pontos da capital catarinense receberão equipamentos de sinais sonoros para aumentar a segurança e a acessibilidade na travessia de pedestres com deficiência visual. A Prefeitura de Florianópolis adquiriu 100 equipamentos que serão espalhados em até 25 pontos da cidade.

“A prefeitura vai espalhar essa sinalização por toda a cidade. Tanto na região Central, Continental, Norte, Sul, Leste e Oeste da Ilha”, comentou o Coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência em Florianópolis, Alexandre Farias Luz, em entrevista para a RIC TV.

  • Siga o Mobilidade Floripa no X/Twitter: @MobilidadeFLN_
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais
  • A faixa de pedestre entre o terminal Rita Maria e o Ticen (Terminal de Integração do Centro) foi o primeiro ponto que recebeu o equipamento sonoro.

    A Prefeitura de Florianópolis vai investir em campanhas publicitárias para divulgar e orientar o público sobre o uso do equipamento.

    “A Associação Catarinense e Integração do Cego já faz treinamentos com as pessoas com deficiências visuais. Existe um professor de mobilidade que faz o acompanhamento de orientação”, comentou Alexandre Farias Luz.

    Além do equipamento, pisos táteis orientam até o equipamento sonoro. Chegando no local, o pedestre deve acionar o botão, que dará as coordenadas necessárias de acordo com o trânsito do momento.

    O equipamento, que é exclusivo para pessoas com deficiência visual, não antecipa a travessia, apenas avisa o momento em que o pedestre poderá atravessar em segurança.

    Além do sinais sonoros, o equipamento conta com uma placa com orientações escritas em braile. A iniciativa deste projeto é uma parceira da Associação Catarinense para Integração do Cego com a Prefeitura de Florianópolis.

    Por enquanto, a medida ainda está em fase inicial, mas logo deve ser implantada por toda a cidade.

  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Deixe um comentário

    Sair da versão mobile