Primeiro ônibus 100% elétrico de Floripa começa a rodar nesta quinta-feira

Os moradores de Florianópolis terão um novo modelo de ônibus circulando pelas ruas da capital.

O ônibus elétrico chega na cidade a partir desta quinta-feira (24).

Os motoristas do Consórcio Fênix passaram por um treinamento para o operar o veículo.

A estação de carregamento ficará no TICEN e operará em diversas linhas, que foram priorizadas de acordo com a demanda e outros critérios técnicos.

“Além de menos poluentes, esses veículos são silenciosos e também vão economizar combustível. A longo prazo, com a ampliação da frota, irão diminuir o custo do sistema”, comemora o Prefeito Topázio Neto.

“Esse é um ônibus teste, vamos preparar os motoristas e o sistema para receber essa nova tecnologia. Recebemos recentemente um aporte do PAC para adquirir ônibus elétricos e o processo está em aprovação na Câmara de Vereadores, mas sabemos que é uma tecnologia importante para o meio ambiente e modernização da frota”, explica o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne.

Para utilizar o ônibus, os usuários poderão usar os cartões convencionais, como de estudante, cidadão e cartão especial.

Os valores também são iguais às tarifas da cidade.

O uso do veículo será distribuído nas seguintes linhas:

  • 184 UDESC via Beira Mar
  • 188 TICEN – UFSC
  • 138 Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares
  • 320 TILAG -TICEN via Beira Mar
  • 630 Corredor Continente

Mais sustentabilidade, conforto e segurança

O ônibus que vai circular pelo município é o Azure A12 BR de 12 metros.

O modelo é fabricado pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo.

Com capacidade para transportar até 76 passageiros, o veículo possui uma bateria de 385 kWh que pode ser totalmente recarregada em até 3 horas.

A autonomia média do veículo é de 300 quilômetros, podendo ser potencializada pelo sistema de freios regenerativos.

“Estamos animados em trazer nossa tecnologia para as ruas de Florianópolis, ajudando as cidades a avançarem com o conceito de cidade inteligente iniciando a partir do transporte 100% elétrico de maneira sustentável e mais eficiente. Queremos demonstrar que é possível oferecer um serviço de qualidade, confortável e que beneficie a saúde de todos”, afirma Carlos Eduardo Souza, o Cadu, CEO da TEVX Higer.

Atualmente, o modelo está em operação em outras cidades do país, como Cascavel (PR) e Belém (PA), além de passar por demonstrações em Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP).

O veículo é construído em monobloco, um padrão de engenharia que proporciona maior rigidez estrutural, eficiência energética e redução de peso em comparação com veículos montados com chassi e carroceria.

Para maior conforto, os passageiros têm à disposição tomadas USB em todos os assentos, permitindo o carregamento de dispositivos eletrônicos tanto para quem está sentado quanto para os que viajam em pé.

O ônibus ainda é equipado com Wi-Fi integrado e sistema de ar-condicionado ecológico com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV que garantem o conforto térmico.

A acessibilidade também é destaque do Azure A12 BR

O modelo conta com piso baixo total, sistema de ajoelhamento da suspensão, área para cadeira de rodas com assento dobrável e rampa de acesso que facilita o embarque e desembarque de passageiros.

Com o objetivo de proporcionar melhor visibilidade e segurança em manobras, o veículo também é equipado com painel digital, retrovisores e câmeras externas.

Sobre TEVX HIGER 

A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda, representação técnica das baterias CATL e a oferta de peças de reposição).

Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países.

E em sua planta chinesa há uma linha dedicada ao portfólio brasileiro Azure.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile