A passarela sul da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, ficará interditada a partir de segunda-feira, 21 de março, até sexta-feira, 25 de março, para serviços de manutenção. A estrutura será lavada com água doce.
Nestes dias, quem desejar fazer a travessia para se deslocar entre a Ilha e o Continente a pé ou de bicicleta deverá usar a passarela norte. O trabalho faz parte da manutenção executada pela empresa Técnica de Engenharia Ltda (TEC), vencedora do certame que escolheu a responsável por cuidar da Ponte Hercílio Luz pelos próximos três anos.
No fim de semana seguinte, dias 26 e 27 de março, as entradas da pista de rolamento da ponte, lado continental e insular, estarão totalmente bloqueadas para serviços de lavagem da torre insular, substituição da cantoneira metálica insular e reparo na cantoneira da cabeceira continental. Nestes dias apenas uma das passarelas estará aberta para a passagem de pedestres e ciclistas.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, explica que será feita a substituição da peça que tem a finalidade de evitar o desnível entre a ponte e o solo. Será retirada uma cantoneira, que foi usada inicialmente para esta funcionalidade, mas tem causado ruídos que resultam em desconforto sonoro.
O trabalho se inicia às 7h da manhã de sábado e a previsão é de que seja concluído até a meia-noite de domingo. Apesar de ser um serviço considerado simples, o tempo é necessário para a cura do graute (uma pasta de argamassa de alta resistência), usado na manutenção, leva 24 horas.