A Grow, empresa que opera os patinetes elétricos e bicicletas da Grin e Yellow, anunciou nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2020, que os patinetes elétricos vão deixar de operar em Florianópolis e São José.
A empresa informou que “a medida faz parte de um processo de reestruturação da empresa” e “a decisão foi tomada para que a companhia promova um ajuste operacional e continue prestando serviços de forma estável, eficiente e segura”.
Os patinetes elétricos vão continuar operando somente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Além do encerramento da operação dos patinetes elétricos em Florianópolis e São José, a Grow também vai encerrar as operações dos patinetes elétricos em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Goiânia, Guarapari, Porto Alegre, Santos, São Vicente, São José dos Campos, Torres, Vitória e Vila Velha. As patinetes que estavam nessas cidades serão transferidas para as cidades em operação.
Já as bicicletas, a Grow informou que elas estão temporariamente fora de circulação. “Elas foram recolhidas das ruas para que sejam submetidas a um processo de checagem e verificação das condições de operação e segurança. A empresa está em busca de parcerias públicas e privadas para fortalecer e expandir sua operação”, informou a empresa.
“Planejar essa reestruturação nos colocou diante de decisões difíceis, porém necessárias para aperfeiçoar a oferta de nossos serviços e consolidar a nossa atuação na América Latina. O mercado da micromobilidade é fundamental para revolucionar a forma como as pessoas se locomovem nas cidades e continuamos acreditando que esse mercado tem espaço para crescer na região”, explica Jonathan Lewy, CEO da Grow.
Para quem tem créditos adquiridos não usados no aplicativo, a empresa orienta que o usuário peça o reembolso no botão de ajuda do aplicativo (disponível para iOS ou Android) ou pela central de ajuda, no site da Grin.
Edital para serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes em Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis informou que até o fim de janeiro quer lançar um edital para que novas empresas interessadas ofereçam o serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes na cidade.
O Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann, disse que o edital já estava programado antes do mesmo do encerramento das operações da Grow.
Pelo edital serão concedidos espaços públicos, como vagas de estacionamento, onde empresas interessadas vão poder montar a base de operações. A prioridade é para bicicletas, mas qualquer outro meio de transporte poderá ser negociado.
Diferentemente das operações da Grin e Yellow, que estava focada no Centro, Avenida Beira-Mar Norte e os arredores da Universidade Federal de Santa Catarina e bairro Santa Mônica, o modelo da Prefeitura de Florianópolis não vai prever áreas específicas para a operação.
As empresas interessadas vão poder propor o serviço no Centro ou em bairros da mesma forma. O modelo já estava previsto no decreto da Prefeitura de Florianópolis que regulamentou a operação de patinetes e bicicletas compartilhadas em Florianópolis, publicado em 2019.
3 comentários em “Patinetes elétricos e bicicletas da Grin e Yellow deixam de circular em Florianópolis e São José”