Um decreto da Prefeitura de Florianópolis autoriza que os ônibus da cidade passem a circular com 50% da ocupação, até então circulavam com 40% da ocupação. Além disso, também foi autorizado o compartilhamento de assentos duplos.
A soma de passageiros não deve ultrapassar o número indicado para cada modelo de ônibus. Os ônibus podem transportar passageiros em pé desde que respeitem o distanciamento social entre as pessoas.
As novas regras também liberam os passageiros para sentarem lado a lado em assentos duplos, em metade dos lugares disponíveis, mas a pessoa que sentou primeiro pode recusar que outra sente ao seu lado.
“O transporte tem se monstrado um ambiente bastante seguro ao longo de todo o processo. Não se identificou o transporte como um vetor efetivo de contaminação. Ao mesmo tempo, é uma evolução natural, a própria estabilidade do indicador permite dar um passo seguinte”, disse o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittamann, em entrevista à NSC TV.
Pelo menos 50 mil passageiros usam o transporte público por dia em Florianópolis. Antes da pandemia de Covid-19, eram 150 mil passageiros por dia.