Navegação retomada na Lagoa da Conceição: progresso nas obras da nova ponte

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, anunciou a retomada da navegação na Lagoa da Conceição a partir desta quarta-feira, dia 22 de maio. A interrupção temporária do tráfego, inclusive de jet skis, pelo canal provisório foi necessária devido às obras de construção da nova ponte, entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio e durou 16 dias. Durante esse período, ocorreu a transferência do equipamento de cravação das estacas metálicas, iniciando o estaqueamento da fundação do sexto dos nove pilares previstos para a nova travessia. A concretagem da estrutura da pista da ponte está programada para o início de junho, no trecho entre os pilares P1 e P4.

As obras da nova ponte da Lagoa da Conceição incluem outras duas frentes de trabalho: a montagem do escoramento provisório da estrutura da pista e a preparação para a concretagem do quarto pilar (P4). Desde o início das obras, em abril do ano passado, foram realizados dois aterros em rocha para as cabeceiras da ponte, um próximo ao Centrinho e outro do lado oposto da lagoa, próximo à Avenida das Rendeiras.

A revitalização do entorno da nova ponte está em andamento, incluindo a construção de um novo terminal lacustre com área total de 850 metros quadrados. Este novo terminal substituirá o atual terminal, que continua funcionando até a conclusão do novo, prevista para julho. As melhorias no entorno também incluem a desmontagem do deck do atracadouro público próximo ao terminal existente.

A nova ponte terá um impacto ambiental positivo, melhorando a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, além de proporcionar um projeto arquitetônico que embelezará a região. A altura livre da nova ponte será três vezes maior que a atual, permitindo uma melhor passagem de embarcações. A ponte terá 214 metros de extensão, 17 metros de largura, duas faixas de rolamento, passeios laterais e uma ciclovia bidirecional, favorecendo pedestres e ciclistas. A nova estrutura conectará a ciclovia das Rendeiras com a ciclovia e ciclofaixa que levarão ao terminal da Lagoa (Tilag).

O novo terminal lacustre, a cerca de 40 metros do atual, terá uma estrutura moderna com áreas de espera cobertas, sanitários acessíveis, bicicletários, controle de acesso e zeladoria. Após a conclusão da nova ponte, a antiga será demolida, e os aterros das cabeceiras ganharão infraestrutura de lazer, incluindo áreas de contemplação, playgrounds, academia de ginástica e praças públicas.

As obras possuem as licenças ambientais necessárias e são executadas pela Cejen Engenharia Ltda, com um investimento de R$ 53 milhões e prazo de dois anos para conclusão.

Deixe um comentário