Floripa Airport e Latam Cargo inauguram oficialmente a rota cargueira inédita Miami – Florianópolis

Pousou nesta segunda-feira, dia 10 de agosto de 2020, no Aeroporto Internacional de Florianópolis, o primeiro voo da Latam Cargo proveniente de Miami, que inaugura a primeira rota cargueira regular internacional no Estado de Santa Catarina.

A aeronave foi recebida no aeroporto por representantes do governo estadual e municipal, da Latam Cargo, da Floripa Airport e da Federação das Indústrias de Santa Catarina, em cerimônia especial para celebrar a nova oportunidade mais rápida e com menos custos para a indústria e o comércio de toda a região Sul do Brasil.

Antes da rota cargueira Miami – Florianópolis, a carga internacional para a região costumava ingressar no Brasil por Curitiba ou por São Paulo. Desta forma, o seu encaminhamento para o destino final sempre dependeu do transporte terrestre complementar e mais oneroso.

“Fizemos a escolha certa para abrir esse nosso novo mercado internacional, entendendo a real necessidade dos clientes que temos não somente em Santa Catarina, mas também em toda a região Sul do Brasil. Nossos parceiros podem ter a certeza de que seguiremos atentos a todas as oportunidades para facilitar os negócios e aproximar ainda mais compradores de produtores com a rapidez, o cuidado e a excelência logística características da nossa rede global de serviços”, afirma Diogo Elias, diretor da Latam Cargo Brasil.

“Esta rota é a peça que faltava para alavancar o potencial logístico de Santa Catarina e, por consequência, consolidar aqui um importante polo importador da Região Sul. O Estado já tem uma indústria forte e uma competitiva política fiscal para o setor. Toda a cadeia será beneficiada, e o resultado é mais desenvolvimento econômico para a nossa região”, observa Ricardo Gesse, diretor geral da Floripa Airport.

A operação regular inédita se tornou possível porque, em outubro de 2019, a Floripa Airport, subsidiária do grupo Zurich Airport que detém a concessão do aeroporto por 30 anos, obteve a homologação para receber aeronaves de grande porte, as de códigos D e E. É este o caso do Boeing 767-300F da LATAM Cargo.

“Os investimentos feitos pelo grupo Zurich Airport em melhorias de pátio, de pista e no terminal de cargas tiveram como objetivo garantir infraestrutura e atendimento excelentes, aos moldes da expertise internacional do Grupo. O Floripa Airport Cargo está no mesmo nível dos principais operadores aéreos de cargas do país”, comenta Ricardo Gesse.

Outra infraestrutura de atendimento importante é a parceria com a DNATA, uma das maiores provedores de serviço de solo do mundo, que passou a operar no aeroporto de Florianópolis recentemente, e é reconhecida por utilizar equipamentos de última geração para atender aeronaves de grande porte.

“Esta rota nos permite oferecer um voo direto, regular e permanente entre os Estados Unidos e Santa Catarina. Desta forma, ampliamos a nossa cobertura ao adicionar o décimo aeroporto à nossa operação de carga no país. Assim como fizemos com esta rota, seguiremos focados em oferecer mais destinos nos mercados internacionais e domésticos para estarmos presentes nos mercados relevantes para nossos clientes”, comenta Kamal Hadad, diretor de Alianças e Malha da Latam Cargo.

Clique aqui para conferir mais imagens da chegada do primeiro voo Miami – Florianópolis.

A nova rota Miami – Florianópolis da LATAM Cargo

O voo da Latam Cargo da rota Miami – Florianópolis será dedicado exclusivamente para o transporte de carga aérea em aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F. O avião é capaz de transportar em média 53 toneladas em cada voo.

Além de atender Florianópolis diretamente, a nova rota beneficiará todas as regiões do Estado de Santa Catarina, que tem uma indústria diversificada, e os importadores do Paraná e Rio Grande do Sul.

Inicialmente, a Latam Cargo vai operar o voo semanalmente, sempre às segundas-feiras e com foco na importação de cargas ao Brasil. A aeronave decolará de Miami sempre às 3h15 (hora local) e pousará em Florianópolis às 12h45. Futuramente, a companhia poderá aumentar a operação se considerar necessário.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile