Equipe técnica do DNIT realiza visita em obras rodoviárias de Santa Catarina

Uma equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou, ao longo da semana, uma visita técnica de supervisão às obras rodoviárias em Santa Catarina. Com a presença do diretor-geral da Autarquia, general Santos Filho, a ação teve o objetivo de acompanhar in loco o avanço das ações prioritárias para o Governo Federal no Estado.

Uma das obras visitadas foi a duplicação da BR-470. O planejamento do Governo Federal vai garantir os recursos necessários à conclusão dos lotes 1 e 2 da rodovia federal até o próximo ano – de Navegantes até Gaspar.

Mais de 30 quilômetros foram liberados para o tráfego de veículos nos últimos dois anos pela Autarquia e outros 15 serão concluídos, até o ano que vem.

Ao todo, quatro lotes da rodovia federal estão sendo duplicados pelo DNIT, somando 73 quilômetros entre os municípios de Navegantes e Indaial.

Os lotes 3 e 4 atravessam os trechos urbanos de Blumenau e Indaial, na região do Vale do Itajaí. A Autarquia também tem priorizado esses segmentos para garantir o avanço das obras e desafogar o trânsito desses municípios.

O DNIT tem destinado recursos para o andamento dos serviços nesses segmentos, incluindo desapropriações, gestão ambiental e execução de obra.

São 52 obras de arte especiais nesses dois segmentos (incluindo pontes e viadutos). O DNIT concluiu 30 dessas obras até agora.

Já foram investidos pelo Governo Federal nos lotes 3 e 4 mais de R$ 200 milhões, com a liberação do complexo da Mafisa, em Blumenau, e do acesso de Timbó e Indaial.

Até o final do ano, o DNIT vai liberar os 7 primeiros quilomêtros duplicados do lote 3, ligando o lote 2 até o complexo da Mafisa. Também serão entregues mais 5 quilômetros duplicados no lote 4, do acesso a Indaial até o final desse lote da BR-470.

BR-282

Outro empreendimento visitado foi a adequação de capacidade da BR-282, em Chapecó, com implantação de terceiras faixas e restauração do pavimento. Os serviços vão até o entroncamento com a BR-163, em São Miguel do Oeste, incluindo segmento da BR-158 até a divisa com o Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação/DNIT

As melhorias trarão maior segurança e conforto aos usuários da via, no Oeste Catarinense, aperfeiçoando a logística para suporte à forte agroindústria da região.

O segmento da BR-282 também recebe serviços de conservação rodoviária com o intuito de manter a trafegabilidade até que ocorra a restauração completa do trecho, planejada ainda para este ano.

BR-163

O segmento de 48 quilômetros receberá serviços de restauração e de adequação de capacidade, com pavimento rígido em concreto, o que vai garantir maior vida útil à rodovia federal. A obra estava paralisada desde 2017, sendo retomada em março deste ano, após nova contratação.

Ainda na BR-163, a conclusão do viaduto de acesso para o município de São José do Cedro, no Oeste Catarinense, está próxima. A entrega está prevista para as próximas semanas. O empreendimento vai melhorar a trafegabilidade na região, retirando o trânsito pesado das vias laterais da estrada para o novo equipamento.

Foto: Divulgação/DNIT

A obra também conta com rotatória de acesso ao município e vai promover o melhoramento de 29 quilômetros lineares de vias marginais em municípios da região, além da implantação de 23 quilômetros de terceiras faixas ao longo do segmento.

BR-280

Até São Francisco do Sul, o DNIT trabalha para implementar os 73 quilômetros de pista duplicada, trazendo mais segurança e conforto aos usuários dessa importante rodovia federal catarinense.

A BR-280 integra o corredor logístico que interliga as regiões produtoras de Santa Catarina e de parte do Paraná aos portos de Navegantes e Itajaí.

A obra começou em 2013. A partir de 2019, o Governo Federal tornou o empreendimento prioritário reforçando a disponibilidade de recursos e o ritmo dos serviços.

Já foram repassados mais de R$ 400 milhões para os empreendimentos que compõem o contorno e a duplicação da BR-280. Mais R$ 56 milhões serão liberados este mês.

Até o final deste ano, os primeiros dez quilômetros contínuos serão liberados pelo DNIT, permitindo a ligação da rodovia duplicada à rodovia do arroz (SC-108).

Na obra do contorno, já garantimos a intermodalidade, evitando o conflito do tráfego com a linha férrea em Jaraguá do Sul.

As obras de construção dos túneis do contorno de Jaraguá do Sul também avançam. As estruturas somam 1040 e 1070 metros de extensão cada, com 10 metros de altura.

Foto: Divulgação/DNIT

A estrutura interna já está praticamente pronta e as equipes do DNIT agora trabalham no tratamento do lado externo, provendo a contenção da encosta, para possibilitar a escavação e abertura dos túneis. Com a segurança do maciço, a previsão de vazar o túnel é no fim de 2021, permitindo o avanço da construção dos acessos.

A obra tem o objetivo de retirar todo o trânsito pesado de veículos que hoje passa por dentro dos municípios de Guaramirim e Jaraguá do Sul.

O Governo Federal já investiu mais de R$ 300 milhões na obra do contorno de Jaraguá do Sul, na BR-280. Outros R$ 60 milhões serão alocados agora em agosto.

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