Contrato de concessão do trecho Sul da BR-101 deve ser assinado na segunda-feira, dia 6

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que deve assinar na próxima segunda-feira, dia 6 de julho de 2020, o contrato de concessão do trecho Sul da BR-101 (entre a divisa de Palhoça com o Rio Grande do Sul) com a CCR.

Concessão

O trecho concedido da BR-101 tem 220,42 quilômetros de extensão e passa pelas cidades catarinenses de:

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  • – Paulo Lopes
    – Garopaba
    – Imbituba
    – Laguna
    – Pescaria Brava
    – Capivari de Baixo
    – Tubarão
    – Treze de Maio
    – Jaguaruna
    – Sangão
    – Içara
    – Criciúma
    – Maracajá
    – Araranguá
    – Sombrio
    – Santa Rosa do Sul
    – São João do Sul

    O empreendimento prevê investimentos de R$ 3,4 bilhões e custos operacionais de R$ 4,0 bilhões, nos 30 anos de duração da concessão.

    Benefícios

    De acordo com o projeto de concessão, a partir do 6º mês serão ofertados os serviços operacionais, como socorro mecânico, atendimento médico de emergência, sistema de informações e comunicação ao usuário.

    Nos trabalhos iniciais (1º ano), que antecedem o início da cobrança do pedágio, serão executados serviços para o atingimento de padrões mínimos de segurança e conforto como reparos no pavimento e acostamento, adequação da sinalização, recuperação dos elementos de segurança, recuperação emergencial de pontes, viadutos e drenagem, limpeza da faixa de domínio, cadastro de todos os elementos da rodovia, entre outros.

    Até o fim do período recuperação (5º ano), estão previstas intervenções como a recuperação estrutural de todos os seus elementos, bem como obras de melhorias em intercessões, acessos, vias marginais e a construção de faixas adicionais em pontos críticos, que oferecerão aos usuários mais segurança e fluidez do tráfego.

    As obras previstas para serem executadas dentro de período de concessão são as seguintes: implantação de faixas adicionais (98 km), implantação de vias marginais (70 km), implantação de passarelas, rotatórias, dispositivos em desnível, adequação de acessos, canalização de fluxos de tráfego e outras medidas mitigadoras referentes à segurança da rodovia, principalmente no que diz respeito aos conflitos frontais nas entradas e saídas das vias marginais.

    Além disso, a geração de empregos é destaque como benefício da concessão para a população. A estimativa é de gerar mais de 1.000 empregos diretos e cerca de 500 empregos indiretos.

    Praças de Pedágio

    Foi definido para o sistema rodoviário um esquema de pedagiamento com quatro praças, conforme a seguir:

    Praça 1: Quilômetro 298,5 – Laguna
    Praça 2: Quilômetro 345,4 – Tubarão
    Praça 3: Quilômetro 405,8 – Araranguá
    Praça 4: Quilômetro 458,7 – São João do Sul

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