Com o aumento da quantidade de cidadãos que usam o transporte em duas rodas nas grandes cidades para ir ao trabalho, à escola ou mesmo para atividades de lazer, é preciso lembrar que o tráfego de bicicletas deve seguir algumas regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Conforme o artigo 29, depois dos pedestres todos os veículos de maior porte – caminhões, ônibus, carros e motos – têm responsabilidade pela segurança dos veículos não motorizados, como as bicicletas.
O Código de Trânsito Brasileiro também estabelece, no artigo 58, que as bicicletas devem seguir sempre no mesmo sentido da via, nunca pela contramão. Além disso, o ciclista precisa realizar uma série de procedimentos para que possa transitar com sua bicicleta no trânsito urbano e nas rodovias.
O artigo 105 lista os equipamentos obrigatórios que devem ser instalados: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral e espelho retrovisor do lado esquerdo.
Para que o ciclista reduza o risco de acidentes e aproveite ao máximo os benefícios de usar este meio de transporte com responsabilidade, listamos alguns cuidados que precisam ser tomados antes de pedalar:
– Mesmo não sendo obrigatório, o uso de equipamentos de proteção como luvas e capacete é recomendado. Principalmente o uso de luvas, que melhoram a aderência durante o uso da bicicleta e aquecem as mãos em dias mais frios;
– Sinalize com as mãos antes de realizar alguma mudança de sentido ou de via. Isso permite aos motoristas preverem seu deslocamento e evitarem colisões, principalmente em cruzamentos;
– Obedeça aos sinais de tráfego. Nada de passar um sinal fechado! Pare a bicicleta, desça e espere a abertura do sinal de trânsito ou a travessia dos pedestres na faixa;
– Cuidado com as grades de respiro e bueiros nas ruas. Muitas vezes o espaçamento entre as barras é grande e pode ocasionar sérias quedas;
– Evite utilizar fones de ouvido. Usar a audição para os sons do trânsito permite melhorar a atenção em relação ao que acontece a sua volta.
– Faça revisões periódicas, manutenção das correntes e freios e calibragem adequada dos pneus da bicicleta. Muitos acidentes acontecem quando a bicicleta não está em boas condições para circulação.
– Bicicleta tem o seu lugar certo. Use as ciclovias da sua cidade ou as vias, nunca a calçada – que é local de movimentação exclusiva de pedestres.
Além de tomar essas atitudes, vale lembrar que a Educação é uma via de mão dupla. Logo, um ciclista educado e consciente colabora para um trânsito mais seguro e gentil.
Ter boas maneiras nas ruas e estradas promove um ambiente mais civilizado e com paz entre todos, sejam ciclistas, motoristas ou pedestres.
Leia também
– O Rafael Oliveira conta no site da revista Ride Bike 14 dicas para pedalar com segurança no trânsito.