Um reparo emergencial do pavimento acontecia no quilômetro 209,2 da BR-101, na pista sentido Curitiba, em São José, nesta terça-feira, dia 19 de outubro de 2021.
Segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, um problema na tubulação metálica, por onde passa uma adutora da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), causou a fissura seguida de erosão da pista.
A situação exigiu a intervenção emergencial na pista, com escavação, contenção da erosão, e recomposição do pavimento. Uma equipe da Casan acompanhava os trabalhos e a concessionária realizava os trabalhos de manutenção emergencial e sinalização no local.
As faixas esquerda e central chegaram a ficar interditadas no quilômetro 209,2, no sentido Curitiba, para realização dos trabalhos. As faixas foram totalmente liberadas por volta das 5h55 de quarta-feira, dia 20 de outubro.
Houve pico de 11 quilômetros de congestionamento, do quilômetro 209 ao quilômetro 220, entre Palhoça e São José, por volta das 19h30. O tráfego foi normalizado por volta da 0h15 de quarta-feira.