O Ministério da Infraestrutura divulgou nesta quarta-feira, dia 24 de abril, o resultado da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada no primeiro trimestre de 2019.
A pesquisa ouviu 19.820 pessoas, sendo 14.216 passageiros de voos domésticos e 5.604 passageiros de voos internacionais nos 20 principais aeroportos do País. O levantamento avaliou 37 indicadores, além da satisfação geral do aeroporto.
O Aeroporto Hercílio Luz, gerenciado desde 2018 pela concessionária Floripa Airport, teve o pior índice geral entre os 20 aeroportos. O aeroporto (na categoria até 5 milhões de passageiros por ano) recebeu nota 3,94 de satisfação geral, a única nota abaixo da meta da Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias, que é 4.
A nota média de satisfação geral foi 4,39. Cada indicador é avaliado com notas numa escala de 1 a 5: 1 (muito ruim), 2 (ruim), 3 (regular), 4 (bom) e 5 (muito bom).
Confira abaixo os resultados dos 37 indicadores do Aeroporto Hercílio Luz avaliados pelos passageiros:
1 – Facilidade de desembarque no meio-fio: 4,25
2 – Tempo de fila na inspeção de segurança: 4,57
3 – Confiabilidade da inspeção de segurança: 4,46
4 – Cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança: 4,49
5 – Qualidade da sinalização do aeroporto: 3,96 (pior nota)
6 – Disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo: 4,01
7 – Disponibilidade de tomadas: 3,33 (segunda pior nota)
8 – Qualidade da internet/wi-fi disponibilizada pelo aeroporto: 3,69
9 – Disponibilidade de sanitários: 3,57 (pior nota)
10 – Limpeza dos sanitários: 3,81 (terceira pior nota)
11 – Disponibilidade de assentos na sala de embarque: 3,19 (pior nota)
12 – Sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto: 4,17 (terceira melhor nota)
13 – Limpeza geral do aeroporto: 4,06
14 – Conforto térmico do aeroporto: 3,98 (pior nota)
15 – Conforto acústico do aeroporto: 3,83 (pior nota)
16 – Qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem: 4,64
17 – Qualidade das instalações de estacionamento de veículos: 4,13
18 – Disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos: 3,91
19 – Custo-benefício do estacionamento: 3,32
20 – Quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes: 4,05 (quinta melhor nota)
21 – Custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes: 3,04
22 – Disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio: 3,49 (quarta pior nota)
23 – Quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais: 4,17
24 – Custo-benefício dos produtos comerciais: 3,36 (segunda melhor nota)
25 – Tempo de fila no check-in (autoatendimento): 4,76
26 – Tempo de fila no check-in (balcão): 4,35
27 – Cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in: 4,79 (quarta melhor nota)
28 – Qualidade da informação prestada por companhia aérea: 4,57
29 – Velocidade de restituição de bagagem: 4,47
30 – Integridade da bagagem: 4,47
31 – Tempo de fila na emigração: 4,35 (pior nota)
32 – Cordialidade dos funcionários da emigração: 4,74 (quarta melhor nota) 33 – Tempo de fila na imigração: 4,50
34 – Cordialidade dos funcionários da imigração: 4,74 (quarta melhor nota)
35 – Tempo de fila da aduana: 4,61
36 – Cordialidade do funcionário da aduana: 4,84 (segunda melhor nota)
37 – Disponibilidade de transporte público para o aeroporto: 4,56 (quarta melhor nota)
Desde que passou a ser avaliado, a nota do Aeroporto Hercílio Luz subiu de 3,51, no final de 2017, para a atual 3,94. A concessionária Floripa Airport assumiu as operações em janeiro de 2018.
A reportagem do NSC Total questionou a concessionária Floripa Airport como pretende melhorar os serviços nos quesitos de pior avaliação, a administração do aeroporto informa que:
“Desde que assumiu a operação do aeroporto, a Floripa Airport já investiu R$ 5 milhões em melhorias no atual terminal em diversas áreas, entre elas construção de uma nova sala de espera e de um vip lounge na área de embarque, ampliação em 30% da capacidade da área de inspeção, troca de todos os assentos do aeroporto, reforma de todos os banheiros e construção de 4 novos.
Alguns dos quesitos com pior avaliação citados acima, como disponibilidade de sanitários e assentos, têm relação direta com o tamanho do atual terminal – demandas que só serão amplamente atendidas com a inauguração do novo terminal, quatro vezes maior que o atual.
Ainda assim, algumas ações pontuais são feitas, por exemplo, neste mês ampliamos em 26% o número de assentos nas áreas públicas (mezanino,saguão e meio-fio). Com relação à limpeza, atualmente, temos uma ronda constante de dois profissionais de limpeza nos banheiros para mantê-los sempre limpos. Com relação à sinalização, neste mês, também implantamos a informação do horário que o portão de embarque será designado nos monitores.”
O Aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, foi considerado pelos passageiros como o melhor aeroporto, teve o melhor resultado da categoria (5 a 15 milhões de passageiros por ano), com nota de 4,77. Em relação ao mesmo período, no ano anterior, cresceu 3%.
O segundo melhor aeroporto avaliado pelos passageiros foi o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no Paraná, com nota de 4,73.
O relatório completo da Pesquisa de Satisfação do Passageiro disponibilizado pela Ministério da Infraestrutura pode ser baixado aqui (em formato de arquivo PDF).
Companhias aéreas
Em relação a tempo médio de check-in e de embarque em voos domésticos, a Azul teve o melhor resultado (4 minutos e 40 segundos, 11 minutos e 51 segundos, respectivamente). Na média geral das quatro principais companhias (Azul, Gol, Avianca e Latam), o tempo de check-in foi de 6 minutos e 23 segundos; para o embarque foi de 13 minutos e 52 segundos.
Já o tempo médio para restituição da primeira bagagem, a Latam apresentou o menor tempo entre as empresas aéreas (9 minutos e 32 segundos) e a Azul teve o melhor tempo entre a restituição da primeira e da última bagagem (5 minutos e 47 segundos).
Voos
Precisa consultar as chegadas e partidas do Aeroporto Hercílio Luz em tempo real? Consulte a página “Painel de Voo” no site da concessionária Floripa Airport.
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