O trânsito de veículos sobre a ponte Colombo Salles será liberado às 13h deste domingo, dia 28 de junho de 2020. Por volta das 10h, foi concluída a etapa de perfuração e protensão com as barras de aço especiais do bloco 4 da estrutura que liga a Ilha ao Continente. O trabalho seguirá conforme cronograma das obras de recuperação dos blocos das pontes da capital catarinense.
O desvio do fluxo da ponte Colombo Salles iniciou às 7h de sábado, dia 27 de junho. A reversão foi feita em duas faixas da ponte Pedro Ivo Campos e a operação foi coordenada pelo 4º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina com apoio da Polícia Rodoviária Federal.
“Finalizamos com sucesso a etapa de perfuração e protensão do bloco 4 da Colombo Salles. A empresa executora conseguiu adiantar bastante o trabalho, sendo possível concluir as intervenções desta primeira fase antes do previsto. O trânsito na ponte será liberado às 13h, ou seja, 16 horas antes do planejado. Conseguimos adiantar o cronograma e cumprir o compromisso de gerar o menor impacto possível no tráfego e na mobilidade na entrada e saída da Ilha de Santa Catarina durante esta obra fundamental para a manutenção das estruturas que ligam a ilha ao continente”, afirma o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.
O tratamento emergencial dos blocos é realizado com a técnica de reforço com barras dywidag – protensão com barras de aço especiais. Com as novas barras, a capacidade resistente de cada bloco será aumentada e as cargas atuantes na ponte serão transmitidas às estacas de fundação.
As obras de recuperação emergencial dos blocos das pontes iniciou no dia 1º de junho. As intervenções serão realizadas em três blocos em cada ponte, começando pela Colombo Salles. Na Pedro Ivo Campos, as intervenções estão previstas para começar em agosto.