A terceira faixa da Via Expressa, no sentido Ilha, foi liberada na manhã desta terça-feira, dia 18 de junho. Algumas alterações de trânsito aconteceram, como o reposicionamento do acesso à Via Expressa para quem vem dos bairros Vila Aparecida e Abraão.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, disse que melhorias na pintura das pistas devem ser feitas mas isso depende dos testes que serão feitos.
“Temos que acompanhar o comportamento dos ônibus no uso exclusivo da terceira faixa no sentido Ilha”, explicou o superintendente. A ideia é destinar esta via das 6h às 9h para ônibus e caminhões. Uma reunião está agendada nesta quarta-feira, dia 19 de junho, entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina e a Polícia Rodoviária Federal para definir o funcionamento desta operação e quando ela irá começar.
Uma nova obra para recuperação asfáltica da Via Expressa pode ser feita nos próximos meses. Isso depende de um aditivo ao atual contrato de R$ 3 milhões. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina não divulgou o prazo.
Mudanças no trânsito
O acesso à Via Expressa para quem se desloca dos bairros Vila Aparecida e Abraão através da Rua São Cristóvão foi posicionado cerca de 200 metros antes. o antigo acesso foi bloqueado com “guard rail”.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ivan Couto, a mudança vai reduzir o número de “furões”. “Muitos motoristas preferiam acessar a Via Expressa mais a frente passando por outros bairros. Agora é questão de se acostumar”, disse o comandante. Agentes da Guarda Municipal de Florianópolis orientavam os motoristas no local nesta terça-feira.
Outra mudança aconteceu no viaduto de Coqueiros. Antes, duas faixas davam acesso à Via Expressa. Agora somente uma faixa dá acesso. Este afunilamento vem causando filas neste início de semana.
Ivan Couto disse que a Guarda Municipal de Florianópolis vai fazer o acompanhamento e se as filas continuarem uma saída será estudada com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina.
Em média, cerca de 150 mil veículos costumam utilizar a Via Expressa diariamente.
As obras
Contratada para entregar as obras completas em um ano, a a empresa Vogelsanger, de Joinville, responsável pelos trabalhos, conseguiu finalizar em 10 meses. Em abril, a terceira faixa, no sentido rodovia BR-101, foi liberada. Ao todos foram gastos R$ 26 milhões.
O ministro @tarcisiogdf continua em Santa Catarina nesta terça (18). Pela manhã, entregou as obras de construção da 3ª faixa da BR-282, via expressa de Florianópolis. Para ele, "a obra vai melhorar a mobilidade urbana, diminuir o tempo de viagem e dar + conforto para os usuários” pic.twitter.com/EyGwKL87hT
— Ministério da Infraestrutura (@MInfraestrutura) 18 de junho de 2019
A via expressa liga a BR-101 às pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, que ligam a região continental da capital à Ilha de SC. A obra é fundamental para melhorar a trafegabilidade dos 130 mil veículos que passam por dia na região, reduzir acidentes e congestionamentos. pic.twitter.com/saWZSFc8c4
— Ministério da Infraestrutura (@MInfraestrutura) 18 de junho de 2019
Conforme @tarcisiogdf, um período de testes será alinhado com a @PRFBrasil. "Vamos tentar manter, no início do dia, faixa exclusiva para 🚌e 🚚, veículos predominantes no local”. Para ele, o período experimental será essencial para verificar se a operação melhora a mobilidade. pic.twitter.com/sl8A9StkiL
— Ministério da Infraestrutura (@MInfraestrutura) 18 de junho de 2019
Trânsito
– Acompanhe as informações do trânsito de Florianópolis e Região Metropolitana seguindo no Twitter as contas: Pista Limpa, Floripa 24 Horas e Arteris Litoral Sul.
– Confira também como está o trânsito em tempo real verificando as câmeras de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública.
4 comentários em “Terceira faixa da Via Expressa no sentido Ilha é liberada”