Verão em Palhoça: motoristas devem reforçar atenção no momento de estacionar os veículos nas áreas de praia

A Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Segurança Pública divulgou através das redes sociais um importante alerta para a população e para os visitantes referente aos cuidados no momento de estacionar os veículos nas regiões de praia durante a temporada de verão.

De acordo com o conteúdo público, a Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Palhoça – DPCO, ressalta para a população a ocorrência de furtos em veículos estacionados nas praias, praticados por criminosos que utilizam um dispositivo eletrônico conhecido como “chapolim”, empregado para destravar as portas dos veículos de forma remota, sem causar danos aparentes.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Floripa no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Como o crime acontece

    Os autores observam os veículos estacionados e, ao identificar objetos no interior, utilizam o dispositivo para impedir o travamento ou destravar as portas, acessando o veículo sem arrombamento. Em muitos casos, a vítima acredita ter travado o automóvel, mas o criminoso bloqueia ou desfaz o travamento no momento do fechamento.

    Prevenção

    Ainda de acordo com as informações publicadas, a melhor maneira de se prevenir é praticar algumas atitudes simples como não deixar objetos de valor visíveis no interior do veículo como telefones celulares ou cartões bancários, evitar guardar bolsas, mochilas, sacolas ou equipamentos eletrônicos dentro do carro, utilizar o porta-malas antes de chegar ao local de estacionamento e, sempre que possível, escolher locais movimentados e bem iluminados para deixar o veículo

    Outra recomendação importante sempre que acionar o alarme, fazer a conferência manual das portas para verificar o travamento, puxando a maçaneta após fechar o veículo. Em caso de furto, a orientação é registrar um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil, presencialmente ou pela Delegacia Eletrônica.

    Deixe um comentário