Prefeitura de Florianópolis estuda liberar tráfego de carros com mais de um passageiro na Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz

Após a reinauguração da Ponte Hercílio Luz, prevista para o dia 30 de dezembro, primeiramente pedestres e ciclistas devem circular por ela na primeira semana, depois apenas veículos de emergência.

Nesse primeiro momento, os ônibus também terão prioridade para circular pela ponte, entretanto a Prefeitura de Florianópolis ainda realiza o estudo de 19 linhas de ônibus que devem passar pela ponte, com a criação de novas linhas e algumas alterações, mas ainda não foram divulgadas as linhas e os itinerários.

Após isso, os carros devem usar a ponte de forma gradativa, entretanto em horários específicos. A gestão municipal estuda que apenas carros com mais de um passageiro passem pela ponte em horários determinados, mas ainda não se sabe como isso será fiscalizado, se terão câmeras ou a presença de fiscais presentes na ponte.

“A ideia que já se tem é permitir eventualmente, em algum horário, a passagem de veículos, desde que se tenha mais de um passageiro no carro. Ou seja, você não libera tudo de uma única vez, porque se não vai gerar novamente um trancamento direto. Mas se à medida que se vai analisando o desempenho, a avaliação, vai se destacando para se ter uma melhor utilização e uma melhora nessa mobilidade”, disse o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Ponte Hercílio Luz

As obras da ponte começaram em 2006, tiveram vários recomeços, com um custo de quase meio bilhão de reais. Nas laterais da ponte haverá uma passarela compartilhada de 2,5 metros de largura, para pedestres e ciclistas.

As 360 barras de olhal da ponte foram trocadas. O engenheiro fiscal responsável pelas obras da ponte, José Abel da Silva, disse ao telejornal SBT Meio-Dia, que as obras de pavimentação estão quase 100% concluídas.

As plataformas de pavimentação estão sendo colocadas neste mês, entre os dias 16 e 20 de dezembro deve ser feito um teste de carga, equivalente a 80% de capacidade da ponte. Já no entorno da ponte, as obras estão aceleradas.

Quanto a iluminação da ponte, ainda depende de fornecedores, para instalar os equipamentos necessários.

You Might Also Like

One Reply to “Prefeitura de Florianópolis estuda liberar tráfego de carros com mais de um passageiro na Ponte Hercílio Luz”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.