Joinville renova frota de ônibus com apoio do Novo PAC e aprova duplicação da Rua Dona Francisca

A Prefeitura de Joinville assinou o Termo de Anuência que autoriza as empresas do transporte coletivo a aderirem ao Novo PAC – Renovação da Frota, programa do Governo Federal que incentiva a modernização dos veículos. A iniciativa permitirá a aquisição de 18 novos ônibus com ar-condicionado e suspensão pneumática, seguindo os padrões mais avançados em tecnologia para o transporte urbano. Todo o financiamento será realizado diretamente entre as empresas e o Governo Federal.

Atualmente, o sistema de transporte coletivo de Joinville opera com 288 veículos e mantém 41 reservas. Em dias úteis, a frota percorre cerca de 48 mil quilômetros. Paralelamente, a Prefeitura finaliza os ajustes do Edital de Licitação do Transporte Coletivo. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) já enviou o relatório com observações sobre a minuta encaminhada em março. A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) analisam os apontamentos para concluir a versão final.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Floripa no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • O novo modelo do sistema, denominado Simob (Sistema de Mobilidade de Joinville), abrange quatro eixos – Mobilidade, Infraestrutura, Tecnologia e Transparência – e visa oferecer pontualidade, ampliação das viagens e mais segurança para usuários e profissionais. A elaboração do edital contou com participação popular em consultas e audiências públicas, cujas contribuições integraram o documento final.

    Rua Dona Francisca em Joinville

    Rua Dona Francisca
    A Prefeitura vai duplicar o trecho da Rua Dona Francisca, em frente à Britânia, após a aprovação do Estudo de Impacto de Vizinhança

    Além das ações no transporte coletivo, a cidade avança em infraestrutura viária. A Prefeitura vai duplicar a Rua Dona Francisca, em frente à fábrica da Britânia Eletrônicos, no bairro Pirabeiraba, após aprovar o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). As obras cobrirão 375 metros de extensão e incluirão drenagem, pavimentação, calçadas em ambos os lados e uma ciclofaixa no sentido Norte.

    Os trabalhos de topografia e remoção do tapume começam em 20 de outubro e ficarão sob responsabilidade da própria empresa, que executará o projeto aprovado pela Prefeitura. O município acompanhará e fiscalizará as obras para garantir conformidade com o EIV. Nesta fase inicial, os serviços ocorrem dentro do terreno da Britânia, sem necessidade de interdição no trânsito. No decorrer da duplicação, eventuais intervenções serão informadas à população.

    A Britânia assegurou que todas as etapas seguirão protocolos de segurança e responsabilidade social, reduzindo impactos e preservando o bem-estar da comunidade local. A Prefeitura de Joinville reforça que as ações integram um conjunto de medidas voltadas a aprimorar a mobilidade urbana e modernizar a infraestrutura da cidade.

    Deixe um comentário