Fiscalização de ciclomotores em Blumenau recolhe quase 30 veículos irregulares desde agosto

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), intensificou a fiscalização de ciclomotores desde agosto, resultando na remoção de 28 veículos irregulares ao pátio municipal.

As ações, realizadas em conjunto com a Polícia Militar, buscam garantir mais segurança no trânsito diante do aumento no uso desse tipo de veículo na cidade.

Os ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, elétricos (com mais de 1.000 watts de potência). Ou a combustão (até 50 cm³), com velocidade máxima de 50 km/h.

Segundo a Resolução 996/23 do Contran, eles devem estar devidamente registrados e licenciados, e os condutores precisam possuir Carteira Nacional de Habilitação (categorias A ou ACC).

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Floripa no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • O secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos, destacou que o foco da operação é preservar a segurança de todos os usuários das vias. Reforçando a necessidade de regularização dos veículos e respeito às normas.

    Paralelamente, a Escola Pública de Trânsito mantém ações educativas para condutores de patinetes elétricos e veículos autopropelidos, incluindo o programa “Certificado de Condução Segura”.

    Disponível no site da Prefeitura, a plataforma oferece videoaulas e um teste on-line que gera certificado digital com QR Code para verificação.

    A SMTT também atua em conformidade com a Recomendação 0006/2025/14PJ/BLU, assegurando que as medidas adotadas sigam os padrões legais. E contribuam para a segurança e organização do trânsito em Blumenau.

    Deixe um comentário