DNIT impulsiona segurança e desenvolvimento da infraestrutura na Região Sul em 2025

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) desempenha papel fundamental na segurança viária, continuidade e desenvolvimento da Região Sul em 2025. Com investimentos que ultrapassam R$ 2,9 bilhões, o DNIT mantém e amplia a malha rodoviária, garantindo condições adequadas para o tráfego e impulsionando obras estruturantes contempladas no Novo PAC.

DNIT garante manutenção e avanços na infraestrutura rodoviária da Região Sul

O DNIT direciona esforços para manter os 8,5 mil quilômetros de rodovias federais da Região Sul em condições adequadas de trafegabilidade. O Índice de Condição da Manutenção (ICM) indica que 85% dessas rodovias apresentam qualidade satisfatória, resultado de investimentos de aproximadamente R$ 2,15 bilhões em manutenção corretiva e rotineira. Além disso, o DNIT investe cerca de R$ 177 milhões no Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), que recupera pontes, viadutos e passarelas, elevando a segurança e conservação da malha rodoviária.

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  • Rio Grande do Sul: DNIT lidera obras estruturantes e recuperação pós-catástrofe

    No Rio Grande do Sul, o DNIT administra cerca de 4,9 mil quilômetros de rodovias e investe R$ 2 bilhões em manutenção e construção. A conclusão do Complexo Viário de Esteio, na BR-116/RS, com aporte de R$ 121 milhões, destaca-se por melhorar o acesso ao município e ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, palco da Expointer. A duplicação da BR-116/RS entre Guaíba e Pelotas avança com entrega de viadutos e segmentos duplicados, beneficiando a mobilidade e o turismo local.

    A duplicação da BR-290/RS, especialmente no trecho de Pantano Grande, alcança 90% de execução, enquanto a Travessia Urbana de Santa Maria atinge 98% dos serviços concluídos, promovendo tráfego mais seguro e organizado. Em Ijuí, o DNIT executa melhorias na travessia urbana da BR-285/RS, com 10% do projeto realizado.

    No âmbito do PROARTE, o DNIT realiza manutenção preventiva em 30 viadutos e 185 pontes, além de reabilitar seis pontes importantes, como a ponte Ernesto Dornelles na BR-470/RS, que recebe reforço estrutural e reconstrução. A recuperação das rodovias afetadas pela catástrofe climática de 2024 segue com contratos emergenciais e investimentos superiores a R$ 422 milhões, reforçando a resiliência das estruturas de engenharia.

    Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes promove integração logística por meio da infraestrutura aquaviária no Rio Grande do Sul

    O DNIT também atua na manutenção das eclusas de Amarópolis, Anel de Dom Marco, Bom Retiro do Sul e Fandango, realizando obras estruturais e serviços preventivos em sistemas hidráulicos, elétricos e de monitoramento. Essas ações garantem a segurança da navegação fluvial, preservam a infraestrutura e modernizam os sistemas operacionais, promovendo a integração logística e o desenvolvimento regional.

    Santa Catarina: investimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes fortalecem logística e turismo

    Em Santa Catarina, o DNIT investe cerca de R$ 649,5 milhões na manutenção e construção de aproximadamente 1,6 mil quilômetros de rodovias. O índice de trafegabilidade adequado alcança 88%, refletindo a recuperação de mais de 100 quilômetros nas BR-158, BR-282 e BR-480, beneficiando municípios do Oeste catarinense.

    O Complexo viário de Badenfurt, na BR-470/SC, conclui obras importantes, enquanto o viaduto de Gaspar avança para finalização. A BR-280/SC recebe duplicação e revitalização de 128 quilômetros, e a BR-282/SC passa por obras emergenciais para garantir segurança após eventos climáticos. O DNIT também executa a reabilitação da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, ampliando sua capacidade e segurança.

    Paraná: DNIT foca em manutenção, obras e planejamento para o futuro

    No Paraná, o DNIT administra mais de 2 mil quilômetros de rodovias, investindo cerca de R$ 268 milhões em obras e serviços. O índice de rodovias em condições adequadas subiu para 83% em novembro, frente a 75% em dezembro de 2022. A BR-376/PR apresenta melhorias significativas, e a recuperação da sinalização em 180 quilômetros reforça a segurança viária.

    A revitalização da ponte Ayrton Senna na BR-163/PR e os avanços no Contorno Sul Metropolitano de Maringá e na pavimentação da BR-487/PR demonstram o compromisso do DNIT com a infraestrutura. A obtenção da Licença de Instalação pelo Instituto Água e Terra permite o início das obras, garantindo conformidade ambiental.

    Projetos do DNIT para 2026 impulsionam o desenvolvimento da Região Sul

    O DNIT planeja para 2026 a execução de projetos estruturantes listados no Novo PAC, que incluem pontes internacionais no Rio Grande do Sul, como a ponte Brasil-Argentina em Porto Xavier e a ponte sobre o Rio Jaguarão, ligando Brasil e Uruguai. A implantação de 200 quilômetros na BR-392/RS e a construção da ponte entre São José do Norte e Rio Grande também avançam.

    Em Santa Catarina, o DNIT foca na adequação da BR-282/SC, principal corredor logístico do estado, e na continuidade das obras na BR-470/SC e BR-280/SC, incluindo duplicações e passarelas. No Paraná, os projetos para as BR-153, BR-158 e BR-476 avançam, com licitações e estudos para pavimentação e adequação de capacidade.

    Essas ações do DNIT fortalecem a conexão entre os estados da Região Sul e o restante do país, promovendo corredores rodoviários mais seguros e eficientes, essenciais para o crescimento econômico e a mobilidade regional.

    O DNIT reafirma seu compromisso com a segurança, manutenção e desenvolvimento da infraestrutura de transportes na Região Sul, garantindo a fluidez do tráfego, a integração logística e o progresso sustentável para os próximos anos.

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