Itajaí deu início a um dos maiores projetos de infraestrutura do litoral norte catarinense: o Contorno Oeste de Itajaí, uma nova via de 10 quilômetros que vai ligar as rodovias estaduais Jorge Lacerda (SC-412) e Antônio Heil (SC-486).
A obra, avaliada em mais de R$ 100 milhões, tem como objetivo desafogar o tráfego da BR-101 um dos principais gargalos logísticos do Sul do país. E melhorar a fluidez intermunicipal na região da Foz do Rio Itajaí.
A assinatura da ordem de serviço para o início do projeto ocorreu em 3 de novembro e marcou um passo decisivo na integração entre poder público e setor privado.
O projeto executivo, com custo de R$ 3 milhões, será totalmente financiado e doado pelo Instituto Mais Itajaí. Uma organização formada por cerca de 60 empresas locais comprometidas com o desenvolvimento urbano e econômico do município.
A empresa Prosul será responsável pela elaboração dos estudos técnicos e executivos.
A nova via contará com até três faixas por sentido, ciclovia, drenagem, canteiro central, iluminação pública e sinalização completa.
O Contorno Oeste de Itajaí também faz parte de um planejamento regional mais amplo, que prevê futuras conexões com os municípios de Camboriú e Navegantes. Além de integração com a BR-470, reforçando o desenvolvimento logístico de toda a região da AMFRI.
De acordo com Fábio Inthurn, presidente do Instituto Mais Itajaí, a doação do projeto executivo pela iniciativa privada acelera a execução da obra. Ao eliminar uma das etapas mais demoradas do processo público.
Já o prefeito Robison Coelho destacou o impacto positivo da iniciativa:
“É uma obra estratégica e essencial para o crescimento de Itajaí e para a integração com os municípios vizinhos.”
Contorno Oeste de Itajaí
Com o apoio empresarial e o compromisso da administração pública, o Contorno Oeste de Itajaí se consolida como uma das obras mais importantes da década para a mobilidade. O escoamento logístico e o desenvolvimento urbano do litoral catarinense.
