O governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, realizaram nesta sexta-feira, dia 16 de outubro de 2020, uma vistoria nas obras de recuperação das pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos, que fazem a ligação entre o Continente e a Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.
Atualmente, há dois contratos em andamento para restauração estrutural dos equipamentos, que somam um investimento de R$ 35,7 milhões, com recursos próprios.
Um dos contratos refere-se à recuperação estrutural de seis blocos de concreto, sendo três na Ponte Pedro Ivo Campos e três na Ponte Colombo Salles. Este trabalho, que ocorre de maneira emergencial, já está com 76,3% dos serviços concluídos. A segunda obra teve início em fevereiro de 2019 e inclui serviços de manutenção geral, além de pintura e limpeza geral, com 57,7% já executados.
Na ocasião da visita, o governador Carlos Moisés lembrou que a ordem de serviço para a manutenção das pontes foi uma de suas primeiras ações após assumir o Governo do Estado de Santa Catarina. Ele criticou as gestões anteriores, que não realizaram qualquer tipo de intervenção preventiva nas duas estruturas.
“Poderia haver até um fechamento das pontes se nós não fizéssemos a intervenção. Essa obra era necessária, pois estes são os nossos únicos acessos viários à Ilha de Santa Catarina. Nunca houve uma intervenção do Governo do Estado nessas estruturas em toda a sua história. A Secretaria de Infraestrutura tem uma equipe muito qualificada, que está fazendo um ótimo trabalho junto com as empresas parceiras”, afirmou o governador antes da vistoria.
Carlos Moisés e o secretário Thiago Vieira utilizaram uma embarcação para vistoriar de perto os trabalhos executados pela empresa Teixeira Duarte, que realiza a intervenção emergencial nos blocos de concreto.
O governador também ressaltou que está prevista uma recuperação do pavimento das pontes, melhorando o tráfego nas pistas de rolamento nos dois sentidos. O governador falou ainda que o trabalho realizado vai garantir que os próximos governantes não encontrem as pontes em estado precário.
O secretário da Infraestrutura destacou que o Governo do Estado de Santa Catarina também planeja novas intervenções nas pontes, como a recuperação estrutural dos demais blocos de concreto. Segundo ele, o projeto executivo já está pronto, e a contratação deve ser realizada por meio de uma licitação. “Em um momento oportuno, as execuções para manutenção de forma preventiva e recuperação dos demais blocos serão realizadas”, aponta Vieira.
A expectativa é que o contrato para a recuperação dos seis blocos seja finalizado até o fim de novembro deste ano. O serviço de manutenção geral, realizado pela empresa Cejen, deve terminar em julho do ano que vem.