Desde a manhã de sábado, dia 17 de outubro de 2020, os motoristas já trafegam pelo viaduto ampliado sobre a Via Férrea – na altura do quilômetro 42,6, em Joinville. Equipes da Arteris Litoral Sul trabalharam desde junho no local, elevando a capacidade estrutural para 45 toneladas (TB-45) e a largura para 11,2 metros.
O viaduto sobre a Via Férrea, com 100 metros de extensão, foi construído junto com a pista original da BR-101 – antes da duplicação – e esta obra de reforma e ampliação integra o contrato de concessão. Os trabalhos foram concentrados no reforço estrutural do viaduto – adequando as especificações para as atuais condições de tráfego.
No pico do cronograma, cerca de 50 trabalhadores atuaram no local – com atividades de remoção do pavimento, intervenção com reforço nas ferragens, ampliação do tabuleiro, recomposição de laje, pavimentação e sinalização.
Com a conclusão dos trabalhos, foi possível liberar a estrutura reformada para o tráfego – eliminando o desvio de trânsito vigente desde junho no local. Agora, prosseguem até dezembro apenas os serviços complementares de acabamento sob o viaduto – e também a atividade fora da pista para implantação da estrutura metálica do passeio exclusivo para pedestres e ciclistas.
O investimento total da concessionária nesta obra é de R$ 7,5 milhões. Com isso, agora já são 38 obras especiais de engenharia reformadas pela concessionária desde 2008. Até o final deste mês, outras duas devem ser concluídas também em Joinville – sobre os rios Pirabeiraba e Pirabeirabinha.
O viaduto sobre a Via Férrea na BR-101/SC, em Joinville, foi reformado e ampliado pela @Arteris_ALS. Com investimento de R$ 7,5 milhões, a capacidade estrutural foi elevada para 45 toneladas e a largura ampliada para 11,2 metros – com implantação de acostamento. #Arterisfaz pic.twitter.com/Vnp3EkO63c
— Arteris Litoral Sul (@Arteris_ALS) October 28, 2020