Nesta terça-feira (03/09), o Detran/SC, liderado pelo presidente Kennedy Nunes, e a PRF renovaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT).
Uma das principais inovações do acordo é a melhoria no sistema de cobrança de multas para veículos estrangeiros que cometem infrações em Santa Catarina.
A partir de agora, esses motoristas não escaparão das penalidades, mesmo após retornarem aos seus países de origem, com a PRF responsável por essas cobranças, aumentando a segurança nas estradas.
Kennedy Nunes destacou que essa medida é crucial para organizar o trânsito, especialmente durante a temporada de verão, quando muitos veículos estrangeiros são flagrados cometendo infrações e deixando o estado sem pagar as multas.
Desde 2019 até agosto de 2024, foram registradas 34.170 infrações cometidas por estrangeiros, totalizando mais de R$ 6 milhões em multas.
Além de ajudar na arrecadação, a iniciativa reforça o compromisso com a ordem e segurança no trânsito.
O acordo também inclui a realização anual do Fetran (Festival Estudantil Temático de Trânsito), com o lançamento oficial programado para o dia 19 de setembro, no Teatro do Centro Multiuso de São José.