A Prefeitura de Palhoça recebeu a aprovação do Governo do Estado de Santa Catarina para o financiamento de três importantes obras de mobilidade, com recursos originados do Plano 1000. A confirmação veio na quarta-feira (02/03), e os recursos liberados para a realização dessas obras específicas somam R$ 15 milhões.
Palhoça é um dos municípios que mais crescem em Santa Catarina. Posicionada estrategicamente, ao lado da capital, é cortada pelos principais eixos viários da Santa Catarina, a BR-101 e a BR-282, e está situada entre os portos catarinenses (Itajaí e Imbituba). Isso faz com que Palhoça seja uma ótima opção para investimento, e os investimentos geram empregos, o que acaba se refletindo em um aumento populacional.
Neste cenário de expansão demográfica e de potencial de mercado, o poder público investe em obras que melhorem a mobilidade urbana. O município tem investido na ligação entre bairros e municípios, com obras de infraestrutura que impactam diretamente no desenvolvimento socioeconômico do município, melhoram a qualidade de vida dos cidadãos e contribuem para o ambiente de negócios, assegurando condições para este crescimento.
“A mobilidade urbana é uma das nossas prioridades, por isso escolhemos apresentar ao Governo do Estado nossas propostas para obras que vão melhorar a nossa infraestrutura viária, e tivemos a satisfação de receber o sinal verde do governador Carlos Moisés para iniciar esses três projetos, no Bela Vista, no Furadinho e mais uma etapa da Avenida das Torres”, comemora o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
A busca por recursos para financiar as obras estruturantes que o município precisa, não só com relação às verbas distribuídas por meio do Plano 1000, mas também junto a órgãos de financiamento e junto à classe política estadual e federal, tem sido um trabalho cotidiano do coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura de Palhoça, Camilo Martins. “Temos outros projetos excelentes ainda em análise pelo Governo do Estado e esperamos conseguir aproveitar os R$ 170 milhões que foram acenados para Palhoça”, projeta Camilo, que conta com um importante aliado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nessas articulações junto ao Governo do Estado: o deputado estadual Nazareno Martins. “A contribuição do deputado Nazareno tem sido fundamental para a conquista de recursos essenciais para alavancar os projetos que nós temos para o desenvolvimento do município”, destaca Camilo Martins.
As obras
Uma das obras aprovadas foi a construção da Avenida Terra Bela, no Bela Vista. A nova via fará a ligação da Rua José João Barcelos com a Rua José Cosme Pamplona, um dos principais corredores de deslocamento de moradores da região. A pista terá faixa dupla, com extensão total de 800 metros. Assim que iniciada, o prazo previsto para a execução da obra é de cinco a oito meses.
Outra obra que recebeu aprovação é a realização da segunda etapa da Avenida das Torres, que vai ampliar a Avenida Raulino Pagani, no trecho entre a Avenida Hilza Terezinha Pagani e a rotatória da Avenida Atílio Pagani. “Com esta expansão, vamos ligar a Avenida das Torres à rotatória, que é conhecida como Rótula do Sitrampa”, informa a secretária de Infraestrutura, Kristy Cardoso Fabre. A nova via terá faixa dupla nos seus 500 metros de extensão. O prazo de execução é de 6 a 10 meses.
A terceira obra aprovada pelo governador Carlos Moisés neste início de investimentos concretos do Plano 1000 é a Rua Domingos de Souza Filho, que fará a ligação da Rua Manoel João Martins com a ponte sob o Rio Cambirela, no Furadinho. Será uma via de faixa simples, com extensão de 2,2 quilômetros. O prazo de execução previsto é de 6 a 8 meses.
O prefeito de Palhoça reconhece o esforço do Governo do Estado e agradece pela aprovação do projeto e pela transferência dos recursos por meio do Plano 1000. Eduardo Freccia salienta a importância dos demais projetos protocolados para o desenvolvimento da cidade. “Nós precisamos agradecer por todo o esforço que o governador Carlos Moisés vem fazendo para promover a estruturação do estado de Santa Catarina, por meio do Plano 1000. Estamos muito contentes com a aprovação das primeiras obras e contamos, também, com a aceitação dos outros projetos que nós protocolamos”, destaca o prefeito Eduardo.